segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Assim, sem fim!




Um amigo meu (Ei, Cris! Olha você aqui!!!) disse certa vez que ninguém entra na nossa vida por acaso. Ok, ok...mas e os que invadem? Chegam do nada com a mesma intensidade de uma devastadora tempestade de verão e da mesma maneira se vão? Fugaz! Bela palavra para definir.

Tudo tem sua beleza, até mesmo as tempestades de verão: a chuva forte, o vento quente, as crianças correndo pelas ruas e o arco-íris no fim da tarde, basta saber apreciar!

Tudo também tem seu fim, ainda mais as tempestades de verão e o arco-íris!

Nessa hora, cabe apenas a prática do desapego. Que palavrinha! D-E-S-A-P-E-G-O!

Difundido pelos budistas, diz que sua prática leva ao caminho da iluminação, necessário para evoluir. Por mais que pareça, não se deve ver o desapego como desinteresse, indiferença ou fuga, muito ao contrário, ao fazê-lo parte para a compreensão da questão em si.

Quando se avalia o fato como um todo e com sinceridade, observamos que tudo é efemero e devemos desfrutar com gratidão tudo que a vida oferece. Buda disse " Quando o sol brilha, desfrute-o; quando a chuva cai, desfrute-a. Todas as coisas nesta vida deixe que venham e deixe que se vão. Este é um segredo da vida que nos impede de ficar aborrecidos. Todas as coisas na vida e no mundo estão em constante mutação; por isso, não se torne apegado a elas".

Quando a "coisa" é uma pessoa, óbvio que fica mais difícil se desapegar. Somos egoístas por natureza! Pessoas também vem e vão, é necessário deixa-las partir quando chega o momento. O tempo que passou ao nosso lado foi um aprendizado para ambas, quando chega a hora, tem que se permitir a quebra do elo e possibilitar a ida e a vinda de novos seres, com novas bagagens.

O aprendizado é constante e não temos outra alternativa a não ser o de adquirir e transmitir essa sabedoria.

Portanto, expresso minha profunda gratidão, ao que passaram, ainda estão e aos que virão me ensinar algo nessa trajetórita, espero que também possa retribuir.


PS: A você, ONU, com carinho! Não precisa entender, basta sentir. Seu caminho é lindo, siga em frente sempre! Muito, muito obrigada por ter despertado essa parte do meu ser.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Nossa My, seu texto me emocionou. Lindo, sensível, e extremamente verdadeiro. Gostaria de aprender, injetar na veia, e vivenciar isso dessa forma tão lírica. Sempre.
Obrigada amiga por existir na minha vida.
Beijokas
Mary

Toni Zaneti disse...

Parabens My

lindo texto, embora nem sempre seja fácil nos desapegarmos de pessoas q tenham passado, mas em muitos casos o não desapego acaba apenas nos causando sofrimento ao invés de aprendizado. Como diz: Alegre-se por ter existido ao invés de entristecer-se por ter terminado... =)